Feira dos Enchidos

A primeira edição da Feira dos Enchidos ocorreu a 29 de março de 1996. Nesta primeira edição, que decorreu no matadouro de Alpalhão, o evento consistiu na matança do porco pela manhã; na hora de almoço foi servido o Arroz de Cachola, que foi preparado durante a manhã. Após o almoço, dava-se por encerrado o evento. Este evento surge quando António Serafim está à frente do executivo da Junta de Freguesia de Alpalhão.
A feira decorreu no matadouro até ao ano de 2000. A partir desse ano a feira passou para o Largo da Devesa, já com o patrocínio da Câmara Municipal de Nisa. As primeiras edições da feira eram organizadas pela Junta de Freguesia de Alpalhão e, por ser um evento pequeno, não tinha qualquer tipo de apoio ou patrocínio. Até 2000 realizava-se após a Páscoa; com a mudança de espaço e devido à grande adesão, passou a ter lugar no fim de semana quinze dias antes da Páscoa. Fim de semana que coincide com a majestosa Procissão dos Passos. A inauguração do Jardim da Devesa marcou a história da Feira dos Enchidos de Alpalhão, pois neste ano a feira teve lugar em dois dias, sexta e sábado.
A Feira dos Enchidos consiste na divulgação de produtos regionais e locais, de modo a trazer grandes benefícios para a economia local, pois todas as salsicharias locais e boleiras terão a oportunidade de apresentar os seus produtos, bem como de vendê-los. Nesta feira pode encontrar os enchidos de Alpalhão, as tradicionais “Mijoninhas”, o bolo de festa, as queijadas, entre outros produtos. Outro grande foco da feira é o tradicional Arroz de Cachola Alpalhoeiro servido ao almoço bem como a feijoada alentejana servida ao jantar.
Esta feira trás novos visitantes à notável vila de Alpalhão, o que contribui para o seu desenvolvimento, bem como a apreciação dos seus produtos.

0 comentários :

Enviar um comentário