Bienal da Pedra




Entre 21 de setembro e 2 de outubro, do ano de 2001 ocorreu a primeira Bienal da Pedra em Alpalhão. A bienal veio dar o devido valor e a devida importância ao concelho e à região, que são ricos em granito.
No seguimento deste projeto, “Bienal da Pedra”, realizou-se entre os dias 13 e 28 de setembro do ano de 2003 a segunda Bienal da Pedra.
Nesta bienal fizeram-se diversas esculturas. Estas esculturas trazem alguns turistas à vila de Alpalhão. No blog apenas estão a esculturas que se encontram na vila de Alpalhão.



“A Anta de Alpalhão homenagem ao Granito, à Terra, e às Gentes que o Trabalham


No dia 12 de Setembro, pelas 12:30 horas da manhã, foi colocada a última pedra da Anta de Alpalhão. Esta operação monumental e aparatosa, consistiu na colocação suspensa a 3,5 metros do solo de uma magistral laje de granito com 33 toneladas, sete metros de comprimento por quatro de largura, no local do antigo cemitério agora transformado no maior largo de Alpalhão.
Com este monumento faz-se homenagem a todos aqueles que dedicam à pedra grande parte da sua vida. Mas também se homenageia a matéria, garante de sustento de tantas famílias da região.
A Anta de Alpalhão, representa por si só a força do homem, a sua fé, a necessidade de perdurar a sua história no tempo. Erigi-la foi reverendar todos aqueles que fizeram da pedra um marco para a eternidade. Desde a pré-história aos nossos tempos.”
In "Alpalhão - Bienal da Pedra - Roteiro de esculturas"



0 comentários :

Enviar um comentário