Capela de São Pedro

Está situada na Rua de S. Pedro. O edifício é do séc. XVI e apresenta um interior muito simples. O altar-mor é composto por um retábulo do final do séc. XVI e pela imagem de S. Pedro. No exterior da capela podemos encontrar ainda em azulejo com a seguinte representação: “Cireneu ajuda Jesus a levar a cruz” – 3º passo. 

Capela de S. Sebastião

A capela está situada a 1 quilómetro da vila de Alpalhão, junto ao cemitério, na estrada que segue para Castelo de Vide. Julga-se que o edifício é dos finais do séc. XVI início do séc. XVII. No altar-mor podemos encontrar a imagem de S. Sebastião, ainda na capela podemos encontrar um púlpito de granito aparelhado.


Capela do Calvário

A capela é um pequeno edifício dos fins do século XVI. A capela tem a forma quadrilátera e um adro redondo. No adro está um pequeno altar com uma cruz. No interior da capela podemos encontrar um altar com um Cruxifico, as imagens de S. João Evangelista e Nossa Senhora das Dores, bem com o Senhor morto.


Capela de Nossa Senhora da Redonda

A capela da Senhora da Redonda está localizada acerca de 4 quilómetros da vila. É um edifício do séc. XVI tendo sofrido algumas alterações no séc. XVIII. A capela apresenta um interior simples. As paredes da capela-mor são revestidas com azulejo azul e branco do século XVIII, representando, o Encontro de Maria com Santa Isabel, a Adoração dos Pastores, a Apresentação no Templo e a Circuncisão. Teto é pintado em policromia variada, com festões, ramagens e ornamentos. Está ainda escrito no teto da capela-mor as palavras “Avé-Maria” e a data de 1564.

0 comentários :

Enviar um comentário