Procissão dos Passos

A majestosa procissão dos passos decorre no fim de semana 15 dias antes da Páscoa. É uma procissão marcada pela devoção e que trás muitos peregrinos a Alpalhão.
No sábado, véspera da procissão principal, pelas 21 horas saí da Igreja Matriz em direção ao Calvário, a cruz de prata, as lanternas bem como os homens que pegam no andor do Senhor dos Passos. Quando esta mini procissão chega ao Clavário, fecha-se a cortina roxa que tapa a imagem do Senhor dos Passos, e sai a procissão já com o andor em direção à Igreja Matriz. Após terminar a procissão noturna, o Senhor dos Passos é destapado e enfeita-se o andor, bem como o da Senhora das Dores e S. João Evangelista.
No domingo, a procissão saí da Igreja do Espirito Santo em direção à Igreja Matriz. Esta procissão é composta pela cruz de prata, as insígnias, os anjinhos, a Verónica, a Maria Madalena e a banda. A segunda procissão saí da Igreja Matriz já com a imagem do Senhor dos Passos. Esta procissão segue pela Rua do Castelo, onde se encontra o primeiro passo, depois passa pela Rua Direita até chegar ao Largo do Terreiro onde se situa o segundo passo, que retrata o encontro de Jesus com sua mãe, Maria. Quando a procissão chega a este passo, é feito o encontro da imagem do Senhor dos Passos com as imagens da Senhora das Dores e São João Evangelista. Assim a partir do segundo passo já vão na procissão os dois andores. Após o Largo do Terreiro a procissão segue pela Rua de São Pedro onde se encontra o terceiro e quarto passo, depois segue pela Rua da Cruz onde está o quinto passo e segue em até ao Calvário.

 Após a procissão chegar ao Calvário, as imagens da Senhora das Dores e S. João Evangelista colocam luto, bem como a Verónica e a Maria Madalena. Logo de seguida saí outra procissão do Calvário em direção à Igreja Matriz. Procissão, esta conotada pelo Enterro do Senhor, onde saí o andor com Senhor Morto e resto da procissão matem-se como a anterior. A procissão dos passos é sem dúvida a maior procissão realizada em Alpalhão, composta por mais de 50 pessoas que levam os andores, insígnias, pálio, guião e respetivos pertences. Na procissão de domingo há sempre uma rapariga que se veste de Verónica e outra de Maria Madalena, e um rapaz ou uma rapariga que vai de Senhor dos Passos. As meninas vestem-se de anjinhos e levam na procissão a naveta, o turibulo, as pétalas das flores, a coroa de espinhos, a toalha do Senhor, o resplendor, o cálice, a cruz pequena de prata e a cruz de madeira com todos martírios representados nela. Os meninos levam um capa roxa e os principais martírios, a escada, o martelo, os dados, a lança, o chicote e placa que foi posta na cruz de Cristo. Ainda há crianças e jovens que se vestem de vários santos como: Senhora das Dores e S. João Evangelista. É ainda de salientar que na procissão de domingo saí a cruz de prata, o pálio, dois andores, dez insígnias, a cruz de madeira que na última procissão traz sobre ela a toalha do Senhor com sangue que simboliza a morte de Cristo.

Antigamente como não tocavam os sinos saía a matrácula a avisar que era hora de sair a Procissão dos Passos. Atualmente neste dia os passos são representados com figuras humanas.
(Imagens de Rui Canatário)

0 comentários :

Enviar um comentário